Rua da Junqueira - (1965) - Foto de Armando Serôdio ( Fachada Sul do "PALÁCIO DOS CONDES DA RIBEIRA GRANDE", palácio fundado no século XVIII e reedificado em meados do século XIX. Nele viveram os "Condes da Ribeira Grande" e nasceu e morreu "D. JOÃO DA CÂMARA», escritor e dramaturgo. Em 1939 foi ocupado pelo "Liceu João de Castro", chegando a funcionar também o "Liceu Rainha D. Amélia")(Abre em tamanho grande) in AFML
Rua da Junqueira - (1959) Foto de Armando Serôdio (Pormenor do BRASÃO encimado pelo coroado, rodeada de faixa onde se lê - Pela Fé pelo Príncipe, pela Pátria - pertencente ao "Palácio dos Condes da Ribeira Grande", na "Rua da Junqueira") inAFML
Rua da Junqueira - (1935) - Foto de Eduardo Portugal ("Palácio dos Condes da Ribeira Grande" na "Rua da Junqueira") inAFML
Rua da Junqueira - (Século XVII) (Armas dos Câmaras referente aos "Condes da Ribeira Grande" inWIKIPÉDIA
Rua da Junqueira - (2008) Foto de autor não identificado (Ligada ao "Palácio dos Condes da Ribeira Grande" está a CAPELA de grandes dimensões, dedicada a "Nossa Senhora do Monte do Carmo") in MARCAS DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS
(CONTINUAÇÃO) - RUA DA JUNQUEIRA [ IV ]
«O PALÁCIO DOS CONDES DA RIBEIRA GRANDE ( 2 )»
No lado poente do "PALÁCIO DOS CONDES DA RIBEIRA GRANDE", adossado a este, surge a «CAPELA DE Nª. SENHORA DO MONTE DO CARMO", desproporcionada para uma capela de palácio. A fachada tem três corpos correspondentes à nave e capelas laterais. O corpo central é coroado por um frontão triangular. O interior da capela é original. A nave é quase quadrada e tem no tecto uma abertura circular com varandim de balaústre.
A Capela-mor tem abóbada de canhão. O Retábulo, de duas colunas, tem uma pintura de "NOSSA SENHORA DO CARMO", de "MÁXIMO PAULINO DOS REIS"(1781-1866).
Lateralmente existe um quadro que representa "NOSSA SENHORA" sentada com o "MENINO", trabalho iniciado pelo pintor açoriano "MARCIANO HENRIQUES DA SILVA"(1833-1867) e, após a sua morte, acabado por "MANUEL MARIA BORDALO PINHEIRO"(1815-1880) e datado de 1875.
Os tectos da capela-mor e da nave estão cobertos de ornatos de estuque e pinturas a têmpera representativos da invocação da capela.
Neste palácio instalaram-se durante o século XX, diferentes ocupações relacionadas com o ensino. Na parte principal do edifício foi instalado nos anos vinte o «COLÉGIO ARRIAGA», muito frequentado por alunos vindos do Ultramar e, depois, em 1936 o «COLÉGIO NOVO DE PORTUGAL», noutra parte do edifício. Em 1940, o «LICEU D. JOÃO DE CASTRO» transferido depois para BELÉM. Seguiu-se o«LICEU RAINHA D. LEONOR» e«LICEU RAINHA D. AMÉLIA», depois de 1974 rebaptizada como "ESCOLA SECUNDÁRIA", foitransferida em 2002 para a "RUA JAU", ao (Alto de Santo Amaro).
O edifício foi profundamente alterado interiormente para albergar os vários estabelecimentos de ensino, felizmente e apesar disso, ainda conserva muitos elementos originais do primitivo Palácio, como seja a fachada monumental, os jardins e a Capela, embora todo este edifício se encontra num estado de degradação.
O «PALÁCIO DOS CONDES DA RIBEIRA GRANDE» construído no início do século XVIII, está em vias de classificação pelo "INSTITUTO DE GESTÃO DO PATRIMÓNIOARQUITECTÓNICO", vai converter-se num hotel de cinco estrelas e num Museu de Arte Contemporânea. Trata-se de uma oportunidade única para recuperar um edifício de elevado valor patrimonial, altamente degradado.
COMO CURIOSIDADE
A "FILIPA" foi estudante no "LICEU RAINHA D. AMÉLIA" neste palácio, na sequência de tudo que me referi, era bom visitar o seu blogue; «A ALFACINHA» que lá encontrará muitas fotos do interior deste palácio, além de um agradável texto.
(CONTINUA)-(PRÓXIMA)«RUA DA JUNQUEIRA [ V ]-O PALÁCIO BURNAY OU PALÁCIO DOS PATRIARCAS ( 1 )»