Quantcast
Channel: RUAS DE LISBOA COM ALGUMA HISTÓRIA
Viewing all articles
Browse latest Browse all 640

RUA LEITÃO DE BARROS [ III ]

$
0
0
«RUA LEITÃO DE BARROS ( 3 )»
 Rua Leitão de Barros - (2014)  (Um troço da "RUA LEITÃO DE BARROS" de Poente para Nascente)  in GOOGLE EARTH
 Rua Leitão de Barros - (2010) Foto de André Barragon  (A "RUA LEITÃO DE BARROS" no seu lado a Norte)  in SKYSCRAPERCITY
 Rua Leitão de Barros - (1940)  (Foto do Guia Oficial da "EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS" realizada no sítio de BELÉM,  uma ideia de António Ferro coadjuvação de "LEITÃO DE BARROS) in RESTOS DE COLECÇÃO
 Rua Leitão de Barros - (1940) Foto de autor não identificado  (Aspecto de alguns PAVILHÕES na "EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS" em BELÉM, no ano de 1940, mais uma das iniciativas de "LEITÃO DE BARROS")  in FONTE DO ROSÁRIO
 Rua Leitão de Barros - (10 de Julho de 1940) (Primeira página de "ARQUIVO NACIONAL" dedicado ao "DESFILE DE OITO SÉCULOS DE HISTÓRIA", uma organização de "LEITÃO DE BARROS")  in   RESTOS DE COLECÇÃO
Rua Leitão de Barros - (1936)  ("BOCAGE" um filme histórico realizado por "LEITÃO DE BARROS". No elenco RAUL DE CARVALHO, ANTÓNIO SILVA, JOÃO VILLARET e outros. Destacamos o grande Tenor português "TOMAZ ALCAIDE na interpretação da serenata no Lago "O AMOR É CEGO E VÊ")  (Abre em tamanho grande)  in CINEMA PORTUGUÊS

(CONTINUAÇÃO)- RUA LEITÃO DE BARROS [ III ]

«A RUA LEITÃO DE BARROS ( 3 )»

"LEITÃO DE BARROS""aposta" seguidamente no cinema sonoro, para o qual os estúdios portugueses ainda não dispunham das condições técnicas requeridas. 
Ainda do filme "A SEVERA" (1931) com cenas  exteriores ( por vezes de grande beleza estética) rodadas em PORTUGAL (sem som) e cenas de interiores filmadas em FRANÇA, onde o filme foi sonorizado, teve um enorme êxito comercial. Com "LEITÃO DE BARROS"e outros cineastas foi criado um movimento para a construção dos Estúdios da TOBIS PORTUGUESA EM 1932.
"LEITÃO DE BARROS" realiza ainda "AS PUPILAS DO SENHOR REITOR"(1935), tendo paralelamente realizado o primeiro desfile das MARCHAS POPULARES, O CORTEJO DE VIATURAS, o CORTEJO DA EMBAIXADA DO SÉCULO XVIII, o CORTEJO E TORNEIO MEDIEVAL dos JERÓNIMOS e o CORTEJO HISTÓRICO DAS FESTAS CENTENÁRIAS DE LISBOA.
Em 1936 mais um filme de "LEITÃO DE BARROS"desta vez o«BOCAGE», salientamos a magnifica interpretação do Tenor TOMAZ ALCAIDE na serenata "O AMOR É CEGO E VÊ".
Em 1937 aparece uma combinação de melodrama e comédia e beneficia de uma invulgar energia e interpretação da jovem actriz "MIRITA CASIMIRO"em"MARIA PAPOILA". Segue-se "VARANDA DOS ROUXINÓIS" (1939), A PESCA DO ATUM(1939), documentário rodado no ALGARVE.
Em 1942 rodava na PÓVOA DO VARZIM um dos seus filmes mais sugestivos, "ALA-ARRIBA!", uma história de amor marcada por rivalidades. No ano de 1944 prepara o regresso dos filmes históricos. "INÊS DE CASTRO", uma co-produção entre PORTUGAL e ESPANHA.
No ano de 1946 realiza o filme histórico "CAMÕES", realiza ainda "VENDAVALMARAVILHOSO" tendo no elenco AMÁLIA RODRIGUES, mas a estreia em PORTUGAL em finais de 1949, revela-se uma autentica decepção.
Os próximos trabalhos de LEITÃO DE BARROS em cinema situar-se-ão no âmbito do documentário, sendo em geral feitos por encomenda: A ÚLTIMA RAINHA DE PORTUGAL(1951), "RELÍQUIAS PORTUGUESAS NO BRASIL"(1959), "COMEMORAÇÕES HENRIQUINAS"(1961), "A PONTE DA ARRÁBIDA"sobre o DOURO, "ESCOLAS DE PORTUGAL"(1962) e"A PONTE SALAZAR"sobre o Rio Tejo de (1966).
No evento da "EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS" de 23 de Junho de 1940, "LEITÃO DE BARROS" representava a organização como SECRETÁRIO-GERAL e  o ARQUITECTO-CHEFE era o Arqtº. COTTINELLI TELMO. Esta exposição pretendeu demonstrar o poderio político-cultural do então "ESTADO NOVO".
Sobrou-lhe ainda tempo para ser um dos fundadores do grupo "AMIGOS DE LISBOA", em 1936, a par de outros olisipógrafos como: VIEIRA DA SILVA, MATOS SEQUEIRA, NORBERTO DE ARAÚJO, TINOP ou PASTOR DE MACEDO. A outra sua faceta, muito apreciada do grande público, foi a organização de desfiles e grandes cortejos. Pode assim ser considerado o "pai" das MARCHAS POPULARES DE LISBOA, com a sua primeira edição no  ano de 1932, e ainda a alma dos cortejos históricos com que a cidade festejou as suas grandes datas - em 1940, no Centenário da Nacionalidade, e em 1947, quando fez 800 anos de cristã, por exemplo.
Em 1935 foi lhe conferida a distinção de COMENDADOR DA ORDEM MILITAR DE SANTIAGO E ESPADA e em Março de 1941 recebeu a medalha de GRANDE-OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO.

CURIOSIDADE
Um episódio pitoresco foi presenciado por um guarda Republicana, quando "LEITÃO DE BARROS" fazia umas filmagens, em frente do Palácio da então ASSEMBLEIA NACIONAL, quando ele gritava "-Ó SALAZAR, FECHA A CÂMARA!". A guarda Republicana mostrou-se no mínimo intrigada: quem era aquele senhor que tinha autorização para andar a filmar ali e que, afinal, fazia exigências estranhas ao PRESIDENTE DO CONSELHO.  E, na dúvida, entendeu que o melhor seria averiguar.
A cena foi contada pelo próprio cineasta anos mais tarde, em reunião com um grupo de estudantes e devidamente explicada: "o seu "cameraman" era o excelente "SALAZAR DINIS", que descera do palanque onde se encontrava a tomar imagens e deixara a câmara aberta com a lente virada ao Sol". A frase tão aparentemente subversiva não era mais do que uma recomendação. Difícil terá sido certamente explicar estes factos simples à Guarda. [ FINAL ]

BIBLIOGRAFIA
- Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura (20 Volumes)- Secretariado por MAGALHÃES, António Pereira; OLIVEIRA, Manuel Alves, - 1ª Ed. - LISBOA - Editorial Verbo, Vol. 3, 1973, pág 729.
- Jornal A CAPITAL"Os Corvos dos Jornais" - José Leitão de Barros

INTERNET

(PRÓXIMO)«LARGO DO LIMOEIRO [ I ] -O PÁTIO DO CARRASCO (1)»

Viewing all articles
Browse latest Browse all 640


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>