Quantcast
Channel: RUAS DE LISBOA COM ALGUMA HISTÓRIA
Viewing all articles
Browse latest Browse all 640

RUA DA JUNQUEIRA [ XI ]

$
0
0
 Rua da Junqueira - (2008) Foto de Dias dos Reis (O "Palácio Pessanha" na "Rua da Junqueira" construção do final do século XVIII) in DIAS DOS REIS
 Rua da Junqueira - (2013) Foto de Manoliveira (O "Palácio Pessanha" e seu frontão triangular com rosetão central) inBOCAS FOLEIRAS
 Rua da Junqueira - (2013) Foto de Manoliveira ("Palácio Pessanha" desenho do levantamento do edifício) inBOCAS FOLEIRAS
 Rua da Junqueira - (2013) Foto de Manoliveira ("Fontanário" de bacia redonda e uma concha de mármore, no interior do "Palácio Pessanha", hoje "Departamento de Relações Internacionais e Convenções de Segurança Social" na Rua da Junqueira) inBOCAS FOLEIRAS
 Rua da Junqueira - (1965) Foto de Armando Serôdio ("Palácio Pessanha", datado do 3º quartel do séc. XVIII, na "Rua da Junqueira") inAFML 
 Rua da Junqueira - ( 1967) Foto de Augusto de Jesus Fernandes ("Palácio Pessanha/Valadas" na "Rua da Junqueira, 112)  in AFML 
Rua da Junqueira- (1968) Foto de Armando Serôdio (O "Palacete PESSANHA/VALADA" na "Rua da Junqueira", 112 uma construção do século XVIII)  in  AFML

(CONTINUAÇÃO) - RUA DA JUNQUEIRA [ XI ]

«O PALACETE  PESSANHA/VALADA»

O "PALACETE PESSANHA" na "Rua da Junqueira no número cento e doze, onde hoje está instalado o "Departamento de Relações Internacionais e Convenções de Segurança Social-DRISS", Foi mandado construir depois do terramoto de 1755 por, "D. JOÃO DA SILVAPESSANHA"(1794-1864) administrador dos Morgados de Fontalva, Fonte Boa e Brino, casado com "D. FRANCISCA DE NORONHA", filha dos CONDES DE PENICHE.
Uma sua neta "D. FRANCISCA BERNARDA DA SILVA PESSANHA" filha de "D. ANTÓNIO DA SILVA PESSANHA", veio a casar com "D. ANTÓNIO TORRES DE LUSIGNAN",CONDE DE SÃO PAYO" na Capela da "Quinta dos Ciprestes", na freguesia da AJUDA, a 29 de Junho de 1868. (Seria esta propriedade que se chamava "Quinta dos Ciprestes"?).
Veio depois a comprar este Palacete o "2º MARQUÊS DE VALADA"; "D. JOSÉ DE MENESES DA SILVEIRA E CASTRO" (1826-1895). Par do Reino do Conselho de S.M. el-Rei "D. Luís", oficial-mor da Casa Real. Comendador da Ordem de Cristo e da Ordem de Santiago, bailio da Ordem de S. João de Jerusalém(Malta), membro da Academia das Ciências Britânicas e senhor dos Morgados da CAPARICA e da PATAMEIRA. Foi um homem notável, inteligentissimo e duma erudição espantosa.
Este Palacete foi também propriedade da CONDESSA DE "PORTO BRANDÃO".

O Palacete apresenta planta rectangular simples, desenvolvida em torno de um pequeno pátio central, com acesso por vestíbulos parcialmente abertos, com túnel de ligação ao pátio posterior, tendo capela adossada à fachada posterior.
O edifício tem três fachadas, a principal voltada a Sul e as laterais a Este e Oeste, tratadas todas com esmero. A fachada principal, de corpos separados por pilastras, tem no meio um frontão triangular cujo tímpano surge profundamente decorado com elementos fitomórficos e rosetão central.
As janelas do andar nobre são três, de sacada, seguindo-se uma varanda comum para as três janelas, e a terminar, outras janelas de sacada.
A varanda assenta sobre duas consolas que nascem da moldura do portão principal.
As varandas têm grades de ferro forjado com desenho do século XVIII. O portão de entrada abre sobre um pátio, tendo nas paredes laterais medalhões de azulejos de cenas campestres, um de merenda e outro de vindima, datados de 1920 e ambos assinados por "A. QUARESMA".
O tecto desse pátio é de estuque, com medalhão, seguindo-se outro pátio descoberto que dá para o que deveria ter sido o jardim e na casa que se encontra ao fundo um interessante fontanário de bacia redonda e uma concha de mármore, decora o pátio posterior que integrava o primitivo jardim, de cariz tardo-barroco.
No século XX, o prolongamento do edifício para o lado Oeste, através da criação de uma segunda ala, não alterou do ponto de vista formal ou visual. O interior evidencia uma linguagem neo-barroca na decoração de uma imponente escadaria de dois lanços.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DA JUNQUEIRA [ XII ] - O HOSPITAL EGAS MONIZ»

Viewing all articles
Browse latest Browse all 640


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>