Quantcast
Channel: RUAS DE LISBOA COM ALGUMA HISTÓRIA
Viewing all articles
Browse latest Browse all 640

RUA DO AÇÚCAR [ XIII ]

$
0
0
 Rua do Açúcar - (1998) Foto de António Sacchetti (Aspecto exterior da antiga fábrica da "SOCIEDADE NACIONAL DE FÓSFOROS" na "RUA DO AÇÚCAR" in CAMINHO DO ORIENTE
 Rua do Açúcar - (1911) (Anúncio da "COMPANHIA PORTUGUESA DE PHOSPHOROS" com a sua fábrica de laboração na "Rua do Açúcar" e escritórios na "Rua de S. Julião, 139) inRESTOS DE COLECÇÃO
 Rua do Açúcar - (1920) (Alçados e Planta da casa das Caldeiras da "Companhia Portuguesa de Fósforos" na "Rua do Açúcar", pertencente ao Arquivo de Obras da C.M.L. - Processo Nº 8517 - Fábrica dos Fósforos) inCAMINHO DO ORIENTE 
 Rua do Açúcar - (ant. 1925) - Caixas de fósforos "contra o vento", produzidas na "Companhia Portuguesa de Fósforos" na "Rua do Açúcar") in MUSEU DOS FÓSFOROS
Rua do Açúcar - (1926) (Caixas de fósforos produzidas pela "Sociedade Nacional de Fósforos" na "Rua do Açúcar" - Lisboa - Alusiva ao "ADAMASTOR" in MUSEU DOS FÓSFOROS

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO AÇÚCAR [ XIII ]

«A COMPANHIA PORTUGUESA DE FÓSFOROS, DEPOIS SOCIEDADE NACIONAL DE FÓSFOROS ( 2 )»

A sede social ficou em LISBOA, na "RUA DE S. JULIÃO, número 139. A «COMPANHIAPORTUGUESA DE FÓSFOROS» teve um capital de 2 400 000$000 réis, através de acções e obrigações. A maioria dos accionistas eram portugueses, aos quais se associaram algumas casas estrangeiras, principalmente o "BANCO DE PARIS" e o dos "PAÍSES BAIXOS".
O capital social foi crescendo significativamente em 1922 atingia o valor de 9 000 000$00  e em 1978, de 25 000 000$00 escudos. A Administração da Sociedade foi confiada a um conselho composto por um número variável, entre cinco ou nove elementos, com preferência para a nacionalidade portuguesa, segundo os Estatutos de 1909. Alguns empresários que integravam a Administração, em 1895 eram, o "VISCONDE DE CARNAXIDE", "CARLOS REINCKE", "JORGE O´NEIL", "MANUEL DE CASTRO GUIMARÃES" e "J.W.H.BLECK".
A tendência caminhava para o aumento da produção e para um alargamento dos mercados às ILHAS e COLÓNIAS portuguesas. O certo, é que em 1922, publicita-se a filial de ÁFRICA, localizada em LUANDA e denominada por «SOCIEDADE COLONIAL DE FÓSFOROS, LDA.". Dois momentos importantes de crescimento desta industria relacionam-se com as guerras mundiais.
Num período de actividade de cerca de 90 anos, a FÁBRICA DO BEATO, que inicialmente empregava mil operários, tinha em 1978 setenta e nove empregados, composto por 50% de homens e mulheres. Os indicadores numéricos revelam o crescimento e a sua decadência. No entanto não se pode esquecer a remodelação tecnológica e a automatização de alguns sectores da produção foram tendo ao longo do período de actividade, diminuindo assim naturalmente a presença do operariado.
A actividade da fábrica da "RUA DO AÇÚCAR" foi, nos seus primeiros trinta anos, marcados pela fase de exclusividade de mercado, em virtude da acção protectora do ESTADO. Mas em 1925, finda a concessão estatal, a "MATCH and TABACCO TIMBER SUPPLY CO." adquiriu todo o activo e o passivo da "COMPANHIA PORTUGUESA DE FÓSFOROS", transferindo praticamente todo o capital para a "SOCIEDADE NACIONAL DE FÓSFOROS".
A actividade desta nova Empresa irá reger-se pela resposta constante à concorrência de outras grandes unidades, como a "COMPANHIA LUSITÂNIA DE FÓSFOROS" do PORTO e a "FOSFOREIRA PORTUGUESA" de ESPINHO.
À semelhança de outras industrias europeias, como a metalurgia "Grand Hornu" na BÉLGICA, os edifícios que integram o conjunto da unidade industrial organizam-se internamente, sendo pouco perceptível para o exterior da "RUA DO AÇÚCAR" os ambientes de laboração. De facto, a "COMPANHIA PORTUGUESA DE FÓSFOROS" é uma das poucas industrias da "ZONA ORIENTAL DE LISBOA" que desenvolveu esta filosofia organizacional, não mostrando para a via pública elementos identificativos ou de ostentação, mais parecendo uma fortaleza que encerra em si toda a produção.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO AÇÚCAR [ XIV ]-A COMPANHIA PORTUGUESA DE FÓSFOROS, DEPOIS SOCIEDADE NACIONAL DE FÓSFOROS ( 3 )».


Viewing all articles
Browse latest Browse all 640


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>