«A RUA ÂNGELA PINTO E SEU ENQUADRAMENTO»
- "RUA ÂNGELA PINTO" [ I ]
«A RUA ÂNGELA PINTO E SEU ENQUADRAMENTO»
Rua Ângela Pinto - (2017) - (A Rua Ângela Pinto circundando quase na totalidade o "Mercado de ARROIOS") in GOOGLE EARTH
Rua Ângela Pinto - (2017) - (A "RUA ÂNGELA PINTO" no sentido poente, no lado direito o "MARCADO DE ARROIOS") in GOOGLE EARTH
Rua Ângela Pinto - (2017) - A "RUA ÂNGELA PINTO" na freguesia de "ARROIOS") in GOOGLE EARTH
Rua Ângela Pinto - (1898) - (No "PRÍNCIPE REAL DO PORTO", encabeçou o elenco de "ALI... À PRETA", em que a sua imitação de uma cançonetista francesa, levantou a plateia numa estrondosa ovação) in HISTÓRIA DO TEATRO DE REVISTA EM PORTUGAL 1
Rua Ângela Pinto - ( 1904 ) - (A Actriz "ÂNGELA PINTO" presenteou a sua foto autografada a um seu admirador) in FOTOLOG
Rua Ângela Pinto - (1910) - (Um dos retratos de "ÂNGELA PINTO" actriz que se estreou como profissional no TEATRO da RUA DOS CONDES, na Opereta "LOBOS MARINHOS") in FABULÁSTICAS
- "RUA ÂNGELA PINTO" [ I ]
«A RUA ÂNGELA PINTO E SEU ENQUADRAMENTO»
A "RUA ÂNGELA PINTO" pertencia inicialmente à freguesia de "SÃO JORGE DE ARROIOS", hoje com a REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2012, integrando ainda as freguesias dos "ANJOS"e"PENA", passaram a pertencer à freguesia de «ARROIOS».
Por EDITAL de 12.03.1932 da "COMISSÃO ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, veio homenagear esta actriz na circular envolvente do "MERCADO DE ARROIOS" (ver mais aqui...) com a denominação de "RUA ÂNGELA PINTO".
A "RUA ÂNGELA PINTO" começa e acaba na "RUA CARLOS MARDEL" do número 2 ao número 34. São lhe convergentes as seguintes artérias: "RUA JOSÉ RICARDO", "RUA LUCINDA SIMÕES" e"RUA ROSA DAMASCENO".
"ÂNGELA PINTO", actriz portuguesa de grande talento, foi uma personagem extraordinária no nosso TEATRO, nasceu e faleceu na cidade de LISBOA (15.10.1869 - 09.03.1925).
"ÂNGELA PINTO" estreou-se muito nova num "TEATRO AMBULANTE DE SETÚBAL".
Na peça em que figurou pela primeira vez o seu nome no cartaz, foi numa tradução da ZARZUELA «CHICA». Poucos meses depois apareceria no "TEATRO CHALET"da"RUA DOS CONDES", com outra peça igualmente espanhola" LOBOS MARINHOS", onde conquistou as boas graças do público, nessa época bastante exigente. Foi com esta peça de "LOBOS MARINHOS"que"ÂNGELA PINTO" se profissionalizou decorria o ano de 1889.
Estreia-se no teatro declamado em 1900, no "D. AMÉLIA" (actual SÃO LUÍS). No entanto em finais de 1890 surgiu no palco do "TEATRO D. AFONSO"no PORTO, fazendo delirar o público com as suas actuações nas peças "PORTO"e"SIMÃO, SIMÕES & C.ª". De uma versatilidade impressionante, tornar-se-ia uma das figuras mais notáveis do TEATRO PORTUGUÊS.
Distinguiu-se em quase todos os géneros teatrais: Opereta, Revista; "VAUDEVILLE", Comédia e Drama. Criou em Portugal algumas das principais heroínas de ; BERNSTEIN, BATAILLE, DAUDET, CAPUS, ROBERTO DE FLERS e outros.
"ÂNGELA PINTO" não teve mestre no começo da sua carreira, no entanto o que fazia ou interpretava era fruto da sua observação fina e acurada de que a mãe natureza a dotara, auxiliada por uma cultura mais vasta, que a maioria das suas colegas, e facilidade de interpretar os sentimentos, as paixões, dos personagens por ela escolhidos.
Foi mercê desses predicados, que mais tarde, na COMPANHIA de ROSAS & BRAZÃO, tendo então a auxiliá-la os conselhos do grande mestre "AUGUSTO ROSAS", que "ÂNGELA PINTO" criou o protagonista da «SEVERA», por forma a tornar-se inesquecível, mormente na descrição da "TOURADA", nas cenas amorosas com o "MARIALVA", no dialogo do "lenço" com a "MARQUESA", no modo porque cantou o fado, afogado em lágrimas e nas grandes cenas da «morte».
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA ÂNGELA PINTO [ II ] -A ACTRIZ ÂNGELA PINTO».