«A RUA DO BENFORMOSO ( 1 )»
RUA DO BENFORMOSO [ I ]
«A RUA DO BENFORMOSO ( 1 )»
Rua do Benformoso - (2011) Foto de Luís Pavão - (um troço da RUA DO BENFORMOSO no sentido para Sul, podendo-se observar o prédio cor de rosa já alterado e seu apêndice mais antigo. Ao lado do Nº. 133 era a antiga entrada para o "BECO DO BENFORMOSO" agora com um portão de ferro) ( Abre em tamanho grande ) in AML
Rua do Benformoso - (2007) (Uma panorâmica da "MOURARIA" e em especial a RUA DO BENFORMOSO) in GOOGLE EARTH
Rua do Benformoso - (2007) (uma panorâmica mais aproximada da RUA DO BENFORMOSO ) in GOOGLE EARTH
Rua do Benformoso - (2011-09-16) - Foto de Luís Pavão (Nas varandas a "Exposição todos 2011", na "RUA DO BENFORMOSO", uma iniciativa da C.M.L.) ( Abre em tamanho grande ) in AML
Rua do Benformoso - (2015) (A parte Norte da RUA DO BENFORMOSO que termina no "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE" - neste momento da foto, estava em obras - ao lado esquerdo a "TRAVESSA DO BENFORMOSO") in GOOGLE EARTH
Rua do Benformoso - (2015) - (Início da "RUA DO BENFORMOSO" parte Sul - quem vem da Rua da Mouraria, ao lado direito a "CALÇADA DA MOURARIA") in GOOGLE EARTH
Rua do Benformoso - (1950) - Foto de Eduardo Portugal - (A "RUA DO BENFORMOSO" com um lance de passeio com "Calçada à portuguesa") (Abre em tamanho grande) in AML
RUA DO BENFORMOSO [ I ]
«A RUA DO BENFORMOSO ( 1 )»
A «RUA DO BENFORMOSO» pertencia a três freguesias, actualmente ficou a pertencer a duas. Uma à antiga freguesia dos "ANJOS" que juntamente com a freguesia de "SÃOJORGE DE ARROIOS"e"PENA", passou a designar-se de «ARROIOS», dos números 191 e 278 em diante. à antiga freguesia de "SANTA JUSTA" os números 1 a 189 e à antiga freguesia do "SOCORRO" do número 2 a 276. Estas duas freguesias, juntamente com mais onze, ao abrigo da REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2012, passaram a chamar-se freguesia de «SANTA MARIA MAIOR».
Começa na "RUA FERNANDES DA FONSECA" (antiga"CARREIRINHA DO SOCORRO) e finaliza no"LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE" (antigo LARGO DO INTENDENTE). Tem como convergente no lado esquerdo a"TRAVESSA DO BENFORMOSO"e existia no século passado o"BECO DO BENFORMOSO" que ficava junto do Nº. 133 (hoje um portão de ferro).
Por Edital do GOVERNO CIVIL DE LISBOA de 1 de Setembro de 1859, as "RUAS DO PAÇO DO BOM FORMOSO" e"DIREITA DOS ANJOS" (só a parte até ao"LARGO DOINTENDENTE" passaram a ter a designação única de "RUA DO BENFORMOSO". Ainda no século XVI, parte desta RUA era chamada pela "RUA DIREITA DA MOURARIA". O Edital de 1859 veio normalizar a artéria.
«CRISTÓVÃO RODRIGUES DE OLIVEIRA"no seu livro"LISBOA em 1551-SUMÁRIO", já referenciava na freguesia de "SANTA JUSTA"a "RUA DA MOURARIA", "RUA DO POÇO DO BORRATÉM", "RUA DOS CAVALEIROS" o"BECO DA BARBA LEDA" que tem entrada pela "RUA FERNANDES DA FONSECA", onde inicia a "nossa""RUA DO BENFORMOSO".
Esta curiosa artéria antiga que ainda liga a "RUA DA MOURARIA"ao "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE", agora com outro nome, de acordo com a tradição, esta designação será eventualmente uma corruptela da primitiva palavra de «BOY FORMOSO».
Consta ter existido numa quinta por estes lados um boi que de tal maneira deslumbrante, que mesmo depois de morto, o sítio ficou conhecido como "BOY FORMOSO". Em finais do século XVIII, já com o nome alterado, tal como o "BECO DA BARBA LEDA", passou a chamar-se "BECO DA BARBADELA", junto da "RUA FERNANDES DA FONSECA", num BECO que ainda hoje existe.
Esta artéria também foi chamada de "PAÇO DO BENFORMOSO", este "PAÇO" deveria representar "PASSOS", pois neste lugar nunca existiu nenhum "PAÇO"ou"PALÁCIO"mas sim, um PASSO - oratório - motivado pela passagem da PROCISSÃO DOS PASSOS DA GRAÇA.
Esta procissão teve vários percursos em determinadas épocas, embora os "PASSOS" ou "ESTAÇÕES" eram em numero de sete, sendo uma na "IGREJA DA GRAÇA", e outro dentro da "IGREJA DE SÃO ROQUE"e os restantes cinco no seu percurso, cujo um deles seria na "RUA DO BENFORMOSO", quando deixou de passar pela "RUA DOS CAVALEIROS, devido ao seu estreitamento na época.
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO BENFORMOSO [ II ] A RUA DO BENFORMOSO (2)».