«LUÍS PASTOR DE MACEDO ( 2 )»
(CONTINUAÇÃO) - RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO [ II ]
«LUÍS PASTOR DE MACEDO ( 2 )»
Rua Luís Pastor de Macedo - (2014) (Entrada e saída Sul da "RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO" de para a "AVENIDA MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA") in GOOGLE EARTH
Rua Luís Pastor de Macedo - ( 2014 ) (Um troço da "RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO" no sentido Poente,passando na parte de baixo dos edifícios por um túnel construído para o efeito) in GOOGLE EARTH
Rua Luís Pastor de Macedo - (2014) (Um troço da "RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO" no sentido de Norte para Sul) in GOOGLE EARTH
Rua Luís Pastor de Macedo - (2014) ( A "RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO" no sentido Sul, Zona da antiga "RUA-B" da Urbanização dos Terrenos da "Tobis Portuguesa", a caminho da saída pela "RUA SILVA TAVARES") in GOOGLE EARTH
(CONTINUAÇÃO) - RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO [ II ]
«LUÍS PASTOR DE MACEDO ( 2 )»
«LUÍS PASTOR DE MACEDO» em colaboração com "NORBERTO DE ARAÚJO", escreveu também uma obra hoje indispensável, sobre "AS CASAS DA CÂMARA DE LISBOA". E com "MATOS SEQUEIRA" elaborou um livro de deliciosos apontamentos soltos sobre vários aspectos da cidade alfacinha, intitulado "A NOSSA LISBOA".
"LISBOA DE LÉS A LÉS"é, sem dúvida alguma, a mais conhecida e consultada das obras de "PASTOR DE MACEDO" será, porém o mais vasto e completo trabalho feito até hoje sobre a toponímia ( e não só...) da cidade de LISBOA. Deu-se o caso de terem sido publicados alguns volumes póstumo intitulados "RUA DE LISBOA", resultante dos apontamentos de outro olisipógrafo, "GOMES DE BRITO". Lendo-os MACEDO, não resistiu: havia muita coisa que era necessário completar, muita outra que era preciso corrigir, alguma em que ele podia inovar.
Saíram cinco volumes até 1943, em que o autor revela por completo a sua faceta de insaciável estudioso, no que diz respeito à toponímia.
Temo-lo caracterizado ( e o Mestre, do Além, perdoará a irreverencia) como o maior "BISBILHOTEIRO" da história da CIDADE DE LISBOA. Na verdade, qualquer consulta à cerca de uma RUA acaba por proporcionar ao leitor uma informação exaustiva sobre os seus moradores, com indicações de filiação e ascendência de cada habitante.
Ao tratar a "RUA DOS BACALHOEIROS" (que já nos referimos neste blogue em 07.01.2008), como exemplo, por se tratar de uma artéria que outrora fora habitada por "confeiteiros", dedica 150 páginas, à história dos doces e seus fabricantes nesta cidade... Pensamos que nada ficou por dizer sobre esse tema.
Mas não foi "LUÍS PASTOR DE MACEDO" apenas um investigador e escritor, o que já seria muito.
Tendo começado como Comissário do GOVERNO junto do "TEATRO NACIONAL D. MARIA II", veio a ser nomeado vereador da CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA (1932 - 1933), Vice-Presidente e Presidente substituto da Edilidade de 1947 a 1959. Foi o criador do pelouro dos SERVIÇOS CULTURAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA. Deputado à ASSEMBLEIA NACIONAL (IV Legislatura) e PROCURADOR à CÂMARA COOPERATIVA, em representação das actividades não diferenciadas (armazenistas e retalhistas).
Aproveitando essas qualidades, teve papel fundamental nas "FESTAS DE LISBOA", nomeadamente as de 1934 - ano em que apareceram as Marchas representando os BAIRROS - e de 1935, que se revestiram de excepcional brilho.
(CONTINUA)-(PRÓXIMA)«RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO [ III ]-LUÍS PASTOR DE MACEDO ( 3)»