ANTÓNIO VILAR
(CONTINUAÇÃO) - RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ XIV ]
«RUA ANTÓNIO VILAR»
Rua António Vilar - (2014) (O início da RUA ANTÓNIO VILAR no novo bairro dos actores da AMEIXOEIRA) inGOOGLE EARTH
Rua António Vilar - (2007) - (Vista Panorâmica da freguesia de SANTA CLARA onde está inserida a RUA ANTÓNIO VILAR) in GOOGLE EARTH
Rua António Vilar - (2014) - (Um troço da RUA ANTÓNIO VILAR na freguesia de SANTA CLARA) in GOOGLE EARTH
Rua António Vilar - (2014) - (Vista da parte final da RUA ANTÓNIO VILAR no Bairro dos Actores da AMEIXOEIRA) in GOOGLE EARTH
Rua António Vilar - (década de quarenta do séc. XX) (O galã do cinema português ANTÓNIO VILAR) in TOPONÍMIA DE LISBOA
Rua António Vilar - (1945) - (O filme A VIZINHA DO LADO uma realização de ANTÓNIO LOPES RIBEIRO em 1945. Elenco: LUCÍLIA SIMÕES; HORTENSE LUZ; MADALENA SOTTO; CARMEM DOLORES; NASCIMENTO FERNANDES; ANTÓNIO SILVA; RIBEIRINHO e ANTÓNIO VILAR) inRESTOS DE COLECÇÃO
Rua António Vilar - (1945) - (Uma cena com CARMEM DOLORES e ANTÓNIO VILAR no filme A VIZINHA DO LADO(1945) de António Lopes Ribeiro, adaptação da comédia de ANDRÉ BRUN) in OS ANOS DE OURO DO CINEMA
Rua António Vilar - (1946) - (ANTÓNIO VILAR na personagem de CAMÕES no filme do mesmo nome, realizado por ANTÓNIO LOPES RIBEIRO) in OS ANOS DE OURO DO CINEMA
(CONTINUAÇÃO) - RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ XIV ]
«RUA ANTÓNIO VILAR»
A «RUA ANTÓNIO VILAR» pertencia à freguesia da "AMEIXOEIRA", com a REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA EM 2013 e juntamente com a antiga freguesia da "CHARNECA", passou a denominar-se freguesia de «SANTA CLARA».
Começa na AVENIDA GLICINIA QUARTIN (ou na Azinhaga das Galinheiras?) e finaliza na RUA 1 DE MAIO - QUINTA DO GRAFANIL.
Por proposta do olisipógrafo APPIO SOTTOMAYOR enquanto membro da COMISSÃOMUNICIPAL DE TOPONÍMIA, propôs o nome deste actor para vir a figurar na toponímia de LISBOA, o que aconteceu por Edital de 14 de Julho de 2004, numa artéria nova do BAIRROMUNICIPAL DA AMEIXOEIRA, iniciando assim, mais um BAIRRO DE ACTORES.
«ANTÓNIO VILAR», actor de seu nome completo ANTÓNIO VILAR JUSTINIANO DOS SANTOS, nasceu em LISBOA na freguesia de ALCÂNTARA a 31 de Outubro de 1912 e faleceu em MADRID no dia 15 de Agosto de 1995.
Na sua época foi o mais internacional galã do cinema Nacional. Estudou no LICEU PEDRONUNES e no INSTITUTO COMERCIAL DE LISBOA (na RUA DAS CHAGAS).
Participou no filme A SEVERA de LEITÃO DE BARROS em 1931 como figurante e veio a estrear-se nesse mesmo ano no TEATRO D. MARIA II na peça ROMANCE.
No ano de 1934 entra no filme GADO BRAVO de ANTÓNIO LOPES RIBEIRO que havia sido colega no LICEU PEDRO NUNES, tendo desempenhado as mais variadas funções, desde assistente a caracterizador. Em 1940 no filme FEITIÇO DO IMPÉRIO, igualmente de ANTÓNIO LOPES RIBEIRO.
Com "O PÁTIO DAS CANTIGAS"em 1942 de ANTÓNIO LOPES RIBEIRO, ANTÓNIOVILAR no papel de "Carlos Bonito" (ao lado de vários actores de renome), começou uma carreira que o elevaria a primeira figura de cartaz em PORTUGAL e no Estrangeiro, onde contracenou com vedetas célebres.
A sua actuação no filme CAMÕES de ANTÓNIO LOPES RIBEIRO em 1946, mereceu-lhe o prémio de melhor interprete. Em 1947 fixou residência em ESPANHA.
Na década de 50 era cotado como um dos mais disputados galãs do cinema europeu.
ANTÓNIO VILAR deu a sua colaboração nos filmes: AMOR DE PERDIÇÃO(1943) de ANTÓNIO LOPES RIBEIRO; INÊS DE CASTRO(1945) de LEITÃO DE BARROS; A VIZINHA DO LADO(1945) de ANTÓNIO LOPES RIBEIRO e MANTILHA DE BEATRIZ(1946) do realizador espanhol EDUARDO GARCIA MAROTO, que em 16 de Agosto desse ano, estreava no cinema TRINDADE.
ANTÓNIO VILAR entrou em imensos filmes em ESPANHA, FRANÇA, ITÁLIA, ARGENTINA e BRASIL, isto entre 1946 e 1978, protagonizou cerca de 40 filmes em castelhano, e contracenou com nomes do estrelato internacional como: ANNA KARINA; BRIGITTE BARDOT; JOAN FONTAINE; MARIA FÉLIX e ORSON WELLES, entre outros.
Já nos seus anos finais acalentou a ideia de custear o projecto da realização de um filme abordando a epopeia de FERNÃO DE MAGALHÃES, tendo até mandado construir uma réplica da embarcação "NAU TRINIDAD".
Esta réplica, após o falecimento de ANTÓNIO VILAR, foi oferecida à "COMISSÃO NACIONAL DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES".
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [XV]-RUA JOSÉ VIANA ( 1 )».